Nitrato

O que é nitrato?

O nitrato é um composto formado naturalmente quando o nitrogênio se combina com o oxigênio ou o ozônio. O nitrogênio é essencial para todos os seres vivos, mas altos níveis de nitrato na água potável podem ser perigosos para a saúde, especialmente para bebês e mulheres grávidas. Os nitratos também são produzidos em grandes quantidades por plantas e animais, e são liberados na fumaça em chaminés industriais e em escapamento automotivo.


Onde e como o nitrato entra na água potável?

O nitrato pode ocorrer naturalmente nas águas superficiais e subterrâneas em um nível que geralmente não causa problemas de saúde. Altos níveis de nitrato na água do poço geralmente ocorre com a localização do poço próximo a locais com uso excessivo de fertilizantes químicos, descarte inadequado de dejetos humanos e animais (fossas sépticas sem eficiência), resíduos de animais e de processamento de alimentos. Os poços podem ser mais vulneráveis a tal contaminação após inundação, principalmente se os poços forem rasos, tiverem sido cavados ou perfurados ou se tiverem sido submersos por enchentes por longos períodos de tempo.


Como posso saber se há nitrato na minha água potável?

Se você suspeitar de um problema e sua água potável vier de um poço particular, você deve procurar um laboratório de análise em sua região que faça testes de potabilidade de água, normalmente é feito mediante o pagamento de uma taxa.


Como faço para remover o nitrato da minha água potável?

O nitrato pode ser removido com sucesso da água usando processos de tratamento como troca iônica, destilação e osmose reversa.

Aquecer ou ferver a água não removerá o nitrato. Como parte da água evapora durante o processo de fervura, os níveis de nitrato da água podem aumentar ligeiramente em concentração se a água for fervida. Filtros mecânicos ou desinfecção química, como cloração, não remove o nitrato da água.


Lembre-se de testar a água do poço regularmente, pelo menos uma vez por ano, após instalar um sistema de tratamento, para garantir que o problema seja controlado


Fonte: